Um cuidado básico e essencial para manter a vida longa do motor é a manutenção preventiva do Sistema de Arrefecimento.
É comum o erro de restringir este importante sistema apenas à figura do Radiador, grave engano, ele é importante mas sozinho não garante a temperatura ideal de funcionamento do motor.
Líquido, arrefecimento, bomba, válvula termostática, sistema de passagem de ar forçado, sensores de temperatura, mangueiras, tampas, termo-interruptor e reservatório de expansão, são importantes elementos nesse sistema.
Em média esses componentes tem vida útil de 30.000 Km, os primeiros sintomas de falha são:
• Nível do líquido baixando;
• Cor de ferrugem;
• Temperatura inadequada do motor;
• Motor falhando;
• Consumo elevado de combustível.
FUNCIONAMENTO
A bomba força a circulação do líquido de arrefecimento pelo sistema. Enquanto o líquido de arrefecimento não atinge a sua temperatura normal de funcionamento, a válvula termostática impede seu fluxo para o radiador.
Quando a temperatura do líquido de arrefecimento atingir a sua faixa definida como normal, entre 80 a 90ºC, parte do fluxo é direcionada pela válvula termostática, para o radiador. Quando a temperatura se aproximar do limite máximo (95 ºC), todo fluxo do líquido de
arrefecimento é direcionado pela válvula termostática, para o radiador.
Quando a temperatura do líquido de arrefecimento aumenta, o seu volume e a pressão também aumentam. As válvulas localizadas na tampa do reservatório de expansão são responsáveis pelo controle da pressão do sistema.
O Objetivo do Sistema é operar sob pressão aumentando o ponto de ebulição evitando danos ao motor.

MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO






Caso o nível do líquido esteja abaixo do limite mínimo, com o motor frio, a Gonel recomenda completar a mistura água-aditivo na proporção 60% – 40% ou 50% – 50%, novamente lembrando: somente abrir a tampa do reservatório com o motor completamente frio e siga sempre as instruções da montadora.
FUNCIONAMENTO
O Sistema de Aspiração do ar é composto por:
Mangueira | Abraçadeira | Caixa do filtro de ar | Filtro de ar | Coletor de admissão.
Quando o motor entra em funcionamento, o ar percorre um longo caminho ao chegar na câmara de combustão. O Sistema de Aspiração neste percurso é protegido por elementos de vedação que, se vierem a perder suas características, tais como: furos nas mangueiras, abraçadeiras soltas e filtros saturados ou amassados, poderão permitir a entrada de elementos abrasivos, ou seja, ar contaminado por poeira.
Essas impurezas entrarão até a câmara de combustão onde misturadas com o óleo lubrificante, formarão uma massa abrasiva que provocará o desgaste da camisa/cilindro, anéis e canaletas dos pistões, dando início ao consumo de óleo lubrificante em excesso e redução da vida útil do motor.
MATERIAL
A borracha termoplástica Santoprene ertence à uma família de elastômeros de alta performance possuindo excelentes características quanto à:
• Resistência à alta temperatura;
• Baixa deformação permanente;
• Resistência a fluídos;
• Rasgamento;
• Ozonização;
• Intempéries (vide Advanced Elastomer Systems).
Material Ecologicamente Correto.
Produto 100% reciclado podendo ser reprocessado até 5 vezes sem perdas significativas no limite de resistência.
Vantagens de usar Santoprene:
• Economia de combustível;
• Melhor rendimento do motor;
• Maior durabilidade;
• Maior resistência à intempéries e temperatura;
• Maior durabilidade do motor do veículo;
• Menor custo com manutenção.
MANUTENÇÃO






Mangueiras e dutos estão expostos à altas temperaturas e a vibrações do motor se desgastando mais facilmente. Se danificados, permitem a entrada de ar impuro no motor, trazendo problemas ao sistema de injeção eletrônica do veículo. Furos, rasgos e má aplicação da peça fazem seu veículo poluir mais o meio ambiente. O não funcionamento correto deste item eleva o consumo de combustível. Uma aplicação correta deste produto assegura sua qualidade e seu melhor desempenho.